Cuidados | Clareamento dental

Oi amores, o post de hoje é sobre uma parte de nós que devemos cuidar e valorizar muito, o sorriso, e para isso as vezes precisamos recorrer a alguns procedimento. Devido a sua fama e bons resultados, o clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados na atualidade. Porém, ainda gera algumas dúvidas entre os adeptos, inclusive, algumas leitores tinham bastante questionamentos.
Para que possamos entender melhor, a cirurgiã dentista Dra. Ariely Caramori

 – profissional que escolhi para cuidar do meu sorriso atualmente – esclarece os dez maiores mitos, verdades e curiosidades para quem está querendo deixar o sorriso ainda mais branco.

teeth with whitening tray


CLAREAMENTO

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Não, pois existem casos em que o clareamento não é indicado: grávidas, crianças (menores de 15 anos), pessoas com recessões gengivais e doenças periodontais (gengivite, periodontite), pessoas que tem muitas restaurações ou alergia ao produto.

O clareamento deixa os dentes sensíveis?

Alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante e/ou após o clareamento. Se o paciente já relata ter sensibilidade, a conduta é optar por um gel clareador com menos porcentagem e/ou outro tratamento. Eu costumo associar aplicações de flúor durante o tratamento. Os fluoretos são ótimos dessensibilizantes e tenho bons resultados ao associa-los.

Os cremes dentais podem clarear os dentes. Mito ou verdade?

Mito. Os cremes dentais são abrasivos, e possuem pouquíssima quantidade de agentes ativos clareadores. Pelo fato de serem abrasivos, os cremes dentais clareadores podem fazer um “polimento” e removerem algumas manchas externas e superficiais.

Os dentes voltam a ficar mais escuros com o tempo?

A duração média de um clareamento dental pode ser de um a três anos. Pessoas que tem uma alta exposição a agentes cromogênicos (chá, café, chimarrão, corantes, cigarro) precisam de um reforço no tratamento de mais ou menos 6 meses. Pessoas que tem menos exposição à essas substâncias terão uma durabilidade maior do tratamento.

Durante e após o clareamento não devemos ingerir alimentos e bebidas com corantes?

O resultado do clareamento depende também dos cuidados do paciente. Recomendo aos meus pacientes ficarem restritos a alimentos e bebidas com corantes, durante o período de clareamento. A durabilidade do clareamento fica comprometida também quando o paciente é fumante.

Quais são os tipos de clareamento que existem?

Clareamento caseiro: São confeccionadas moldeiras para cada paciente e utilizado um gel clareador com uma porcentagem menor da qual usamos no consultório. O resultado é mais lento, mas também eficaz.

Clareamento a laser: É o tipo de clareamento realizado no consultório que podemos aplicar uma porcentagem maior de agente clareador. Existem vários tipos, marcas e porcentagens de produto. Dependendo do produto podem ser feitas de 2 a 3 sessões e já obter um bom resultado.

Posso dormir com a moldeira e o produto utilizados para o clareamento?

O uso da moldeira deve ser de no máximo 3 a 4 horas, embora seja importante seguir as orientações do dentista, pois cada paciente e cada produto tem uma indicação diferente. O efeito clareador está ativo nesse período de tempo. O ato de passar mais tempo com o produto sob os dentes só irá provocar uma sensibilidade aumentada. Ou seja, dormir a noite toda com o produto, nem pensar!

Existem outras fontes de luz que podem ser usadas?

Apesar do clareamento de consultório ser conhecido como “clareamento a laser”, não é somente o laser que pode ser usado. O clareamento na verdade não é realizado pela luz e sim pelo gel, ou seja, a luz só acelera o processo para clarear. Luzes de “led” também podem ser usadas.

Vou alcançar a cor que eu desejo?

Na maioria das vezes o paciente fica muito satisfeito. Faço sempre o possível para alcançar as expectativas do paciente buscando surpreende-lo. Mas cada organismo possui uma resposta biológica, nem sempre de acordo com o desejado.

As receitas caseiras encontradas na internet realmente funcionam?

Mito. Aquelas receitas com bicarbonato, limão, casca de laranja acabam só prejudicando os dentes e até mesmo queimando a gengiva. Nenhuma receita caseira tem o poder de clarear os dentes.

014


Então pessoal, por enquanto é isso! Espero que tenha ficado claro, mas qualquer dúvida é só pedir nos comentário, ok?
Logo postarei mais detalhes dos meus dentes com o clareamento a lazer, como vocês pediram. Espero que gostem dessa parceria!!

Beijinhos!

Deixe uma resposta